Kaayena Vaacaa
Manase[a-I]ndriyair-Vaa

Buddhy[i]-Aatmanaa Vaa
Prakrteh Svabhaavaat

Karomi Yad-Yat-Sakalam
Parasmai

Naaraayannayeti Samarpayaami

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Signification: Quoi que je fasse avec mon Corps, ma Parole, mon Esprit ou mes Organes Sensoriels, Quoi que je fasse en utilisant mon Intellect, mes Sentiments, ou mon Cœur ou inconsciemment par les tendances naturelles de mon Esprit, quoi que je fasse, je fais tout pour les autres, je les Abandonne tous aux Pieds de Lotus de Sri Narayana.
Mute Mantra
Show Room

Le Cheminement Spirituel



Meditação - Autoinquirição com esteroides


'Meditação -- Autoinquirição com esteróides OK. Então... meditação... Meditação tornou-se um assunto difícil ultimamente, aparentemente. Mas ainda existem essas perguntas sinceras sobre ela porque os buscadores ouvem o que chega a eles e avaliam: devo ou não devo meditar? Esta é uma pergunta, e eu vou respondê-la para os buscadores sinceros que estão questionando. O que isto significa? Bem... não é importante. Meditação terá de tornar-se prioridade para o buscador da Verdade e só pode ser abandonada quando a Orientação lhe disser explicitamente. Não porque ele escolhe o que é melhor, não porque ele entendeu esta ou aquela filosofia, este ou aquele ensinamento, "oh, isso é assim... então eu vou..." -- não, somente quando a Orientação disser isto explicitamente. Para a maioria dos buscadores, a meditação provavelmente seria a única coisa, além do sofrimento, que poderia ajudá-lo a esclarecer seu caminho, o seu entendimento sobre os ensinamentos. É por isso que ela foi colocada de lado no caminho. É verdade que há esta dualidade. É verdade se for verdade, mas eu não quero entrar no mérito dela, eventualmente você entenderá. Não vou questionar técnicas de meditação, eu vou questionar as motivações para meditar. As motivações são sempre a parte mais importante. Sim, estas técnicas, a maioria das técnicas, são para o buscador do bem-estar, para que lentamente, gradualmente, de uma forma com que ele possa lidar, para que ele consiga sair, sair de todas essas crenças que o amarram ao que ele chama de realidade, até que ele entenda outras coisas (Silêncio, etc.) sobre os quais tenho falado. Certas técnicas são uma parte disto. E a técnica também...

Há um objeto sendo perseguido, a mente está focando em algo, está concentrada. Portanto isto ainda não é realmente... não é a coisa, ainda está direcionada para fora. Mas entenda: se você estiver cheio de aflições, ou com algumas aflições, se você ainda estiver agarrado a objetivos mundanos, bem, provavelmente isto será mais útil. Mas, a longo prazo, não tem nada a ver com isso. Meditação não como uma técnica, mas como uma postura, uma postura interior, que significa ter uma postura de um buscador da Verdade e não de um buscador do bem-estar -- isso é o que vou discutir. A prática desta meditação -- prática é uma palavra proibida... -- e a prática da autoinquirição são mais ou menos a mesma coisa. Quando a meditação estiver aí, quando a autoinquirição estiver aí ou se estabelecer, elas vão ser iguais, e não vão depender de nada. Mas como é uma prática, ainda teremos algumas dependências. Assim, a meditação... a meditação é como ... Este tipo de meditação, com a atitude do buscador da Verdade, é como a prática de autoinquirição com esteróides. Quando estiver estabelecida, é a mesma coisa. Ao se sentar na postura de meditação -- corpo ereto, peito para fora -- o Silêncio tem de ser estabelecido. Mas sentar-se nesta postura é como pegar uma panela de água e colocá-lo no fogão, no grande fogo, acendendo este grande fogo. Em empreendimentos normais, quando você anda por aí, é como a intensidade 10 de experiências, de impressões que estão atingindo você e provocando alguma coisa, que você usa como um meio para se distanciar e voltar ao silêncio. Na meditação isso aumenta cem vezes, mil vezes.

Se você está buscando algo, isto ainda não é o que eu estou falando. Mas só por sentar ereto, a energia começa a se mover, o fogo começa a se mover e começa a trazer tudo. É como... todos vocês já ouviram falar sobre desintoxicar o corpo, a mente e todas estas coisas. O complexo corpo-mente tem estes mecanismos de <i>input</i> e <i>output</i>. Quando há <i>input</i>, este é o buscador de bem-estar. Ele está trazendo coisas para ele, agregando ensinamentos, agregando todas essas coisas -- <i>input, input</i>. Quando se torna um buscador da Verdade, ele corta investimentos e importância então as coisas também o abandonam. <i>Output, output</i>. Não "output" como colocar as coisas no mundo, mas as coisas a que ele estava agarrando estão entrando em colapso. Só a postura já inicia esse processo de abandonar e colapsar no corpo, nas emoções, na mente, em tudo isso. É ilusão? Sim, claro que é. Mas o que não é, até que seja real? Tudo, até mesmo essas pequenas tentativas de... tanto faz... Meditação é a mesma atitude da autoinquirição. Primeiro, a imobilidade do corpo é conquistada. Alguns sentam-se assim ou deitam... deitar-se não é nada. Se você quiser o fogo do fogão, sente-se ereto. Primeiro você conquista a estabilidade do corpo. Não se movimente, absolutamente nenhum movimento. Haverá dores. O que as dores querem? Elas querem fazer você se mover para lhes dar importância, mas você permanece estável. Mesmo se você tiver que se mover, se for insuportável naquele momento, você irá se mover lentamente, com a mesma atitude meditativa, você vai esperar um pouco, aí vai voltar, e vai forçar, forçar mais. Meditação não é ter um momento para meditar diariamente e acabou. Tem que aumentar e aumentar e aumentar. Quando a meditação aumenta, os investimentos mundanos diminuem. Você não pode fazer duas coisas ao mesmo tempo. Só se você for um buscadore do bem-estar, aí não há diferença: a meditação se torna um investimento para objetivos mundanos, e nada muda. Para o buscador da Verdade, duas coisas ao mesmo tempo é impossível. Ao permanecer quieto, todas estas sensações -- das mais grosseiras às mais sutis -- tudas elas serão purgadas.

Se no começo ele não pode permanecer quieto, eventualmente ele conseguirá. Quietude no nível emocional, no nível mental. Quando um buscador do bem-estar começa a meditar, ele se sente melhor porque é isso que ele quer da meditação. Se a mente estiver um pouco mais clara... porque é isso que ele precisa, porque ele acha que com uma mente clara seus objetivos mundanos vão se tornar alcançáveis. Para um buscador da Verdade, quando ele começa a meditar, vem o caos. Caos, caos mental, intenso caos mental, caos emocional... Então paz, um pouco de paz. Esta paz prepara para o próximo caos, que é um caos mais profundo. Quando estes caos vem e ele permanece estável, imóvel ele vai libertar e depois averá mais Silêncio, mais Quietude. A atenção, como na autoinquirição, permanece na fonte, na fonte do Eu. Você pode até mesmo usar a pergunta, porque a pergunta em si leva-o de volta. A turbulência dos pensamentos puxa-o para fora, a pergunta "quem sou eu?" o traz de volta. Quanto mais você tentar ficar lá, mais confusão e turbulência virão. Às vezes vai distanciar, para que você fique confiante. E quando estiver confiante, puff, te joga novamente. "Eu devo estar fazendo algo errado, isso não vai dar em lugar nenhum, está piorando." Não, não está. Quanto mais profunda for a inquietude, quanto mais arraigada estiver a inquietude que eu falei anteriormente, mais intensa é a experiência. Input e output são mais ou menos a mesma experiência para o candidato: ele está vivendo-a. Se for um buscador do bem-estar, quando a turbulência começa pois aumentou o tempo de meditação, quando a turbulência começa ele pára. "Eu devo estar fazendo algo errado, não é para isso que eu me candidatei." "Eu queria o bem-estar, mas isto está criando mais caos e confusão, assim isto deve estar errado." Tem a ver com as suas motivações, exclusivamente. Por isso é melhor para ele pegar leve. Cinco minutos, quinze minutos, meia hora, no máximo uma hora. Não vá mais do que isso de uma vez, porque então o seu bem-estar vai pelo ralo. Se você mantê-lo superficial, vai ter uma sensação agradável e tudo isso. Permanecendo na fonte do Eu: nesta postura, estável, tudo se torna mais intenso. Todas essas coisas que levariam mais tempo para você encarar estarão aí intensamente, uma após a outra, uma após a outra, uma após a outra.

Meditação, para alguns de vocês, é como uma corda que o prende na ilusão. É uma corda que promete a Salvação, mas mantém você amarrado na ilusão. Mas isso depende de você. Quando há Silêncio, quando você chega perto desse Silêncio, desta meditação em Silêncio, em que você permance na fonte do Eu, e você deixa de dar importância de toda essa inquietação, a estas forças da Natureza que o forçam a se mover, a se engajar em seus investimentos. Quando você desistir disto é o mesmo que autoinquirição. Esta técnica, este seguir uma técnica de alguma forma tentando alcançar algo, esta obstinação da mente isso o prende à ilusão, sustenta a ilusão. Esta Quietude está aqui neste corpo de Silêncio, na fonte do Eu, ao permanecer ali estável, intocado por qualquer coisa. Este é o caminho à Quietude, ao Silêncio, que é por si a base para a dissolução final. Parar essas técnicas pode mudar, porque se você é um buscador da Verdade, não importa se você ainda está agarrado ao mundo. Você tem que ter suas dores, suas importâncias, tudo isso -- faz parte do jogo. Mas se você for sincero, a Orientação irá guiá-lo através de todas estas coisas. Técnicas diferentes se esgotarão -- primeiro elas são muito importantes, então se tornam sem sentido, e vem outra, vem outra -- até que você chega a esse ponto de abstração, abstraindo-se de tudo o que parece real. Bem, se você chegou até este ponto, já tem que entender que o mundo externo não é importante. Então, olhos fechados. Olhos fechados para o mundo exterior, olhos abertos para o mundo interior. Quietude. Quando algo vier perturbar esta Quietude, para arrancar a atenção da fonte do Eu para o resto (o que quer que isso signifique) você vai novamente trazê-la de volta à Quietude, à fonte do Eu, e permanecer. E você vai aumentar esses períodos, estes tempos. Não há limite para aumentá-los. Quando a meditação for estabelecida, quando a autoinquirição é estabelecida, não há diferença e elas não dependerão das circunstâncias, da postura física, do que quer que seja -- é verdade. Antes disso, muitas coisas ajudam e muitas coisas perturbam. O que faz você ver o que ajuda e o que pertuba são as motivações.

Se você quer ir a uma festa ou se você quer ficar quieto em silêncio faz uma grande diferença porque se você quiser se divertir e ir a uma festa, ficar sozinho em silêncio será perturbador. Se você quiser ficar sozinho em silêncio e você está sendo forçado a ir a uma festa, a festa vai ser perturbadora. Sempre tem a ver com as motivações. A meditação é algo que pode trazer todos com o tempo. Para o buscador do bem-estar leva mais tempo -- mas, eventualmente, ela vai trazê-lo. Assim, a meditação deve ser praticada por todos os buscadores da Verdade, é claro, até que a Orientação diga explicitamente para parar. Para o buscador do bem-estar, se ele está tentando ser um buscador da Verdade, mas não está realmente tendo sucesso, esperar que esta Orientação diga "pare" será um alívio. Ufa, parar... Para o buscador da Verdade, ele se estabeleceu. Eu ainda estou falando tão somente sobre a postura do corpo, e sobre a meditação como uma atitude, como um compromisso, uma busca diária. Esta parte de parar tudo isso e apenas permanecer aí, isto será difícil porque de certa forma a meditação se torna um apego, um espaço seguro. Mas haverá Orientação para lhe dizer quando parar. Então ele não precisa se preocupar com nada. O buscador da Verdade não tem que se preocupar com qual é o melhor ensinamento, qual é a melhor técnica, qual é o melhor mestre, o que é melhor... Não. Orientação. Ele tem que estar consciente, estar pronto, esperando, disponível, desejando Orientação. A Orientação mostra. Quando vem o momento em que esta meditação pára, a atitude está lá, está estabelecida, assim não é preciso sentar-se para meditar. Mas a Orientação diz isso -- não sua lógica, não sua mente -- a Orientação. A Orientação, a voz do mestre, a voz do guru, a voz de Deus. Sua voz, não o que você pensa que é, mas quem você realmente é. Quando você iniciar esta prática de meditação, de onde quer que esteja, se for sincero você verá que o seu processo como um buscador da Verdade vai ganhar vida, algo tangível. O apoio, a Orientação serão tangíveis. A maioria de vocês não tem idéia do que estou falando agora. Vocês podem dar um significado diferente para estas palavras e achar que estão entendendo. Mas apenas alguns poucos de vocês entenderão isso, os outros terão que descobrir. Ela está aí para você também, mas você tem que descobrir. Vocês têm que se tornar buscadores da Verdade, se a Verdade for o que vocês procuram. Se não for, tudo bem, não há problema, nada de "tem que".

Tudo é baseado em necessidades, todos os investimentos são basedos em necessidade. Não existe essa coisa de "você tem que se tornar um buscador". Isto é para aqueles que têm essa necessidade, este chamado. Se você tiver mais perguntas sobre meditação -- porque este é um assunto muito grande e suas perguntas são sempre as mais importantes -- envie-as. Não há nenhum problema com assuntos delicados, se for sincero, você pode perguntar o que você precisa saber. Não qualquer coisa que esteja curioso, mas tudo que você precisa saber. Qualquer coisa que te toca -- isto é uma dúvida. A dúvida não é uma curiosidade mental. É algo que gera um sentimento em você, que tem importância, real importância porque estes são os nós que, em seguida, podem ser desatados. A curiosidade é apenas um fluxo mental para fora. Aí não existem absolutamente quaisquer dúvidas. Se não há Orientação, você deve praticar a meditação? Se você é um buscador da Verdade, sim, é claro. Confie no que vem. Assim, a técnica que vem para você, pegue e pratique, e intensifique o tempo de sua prática. Você só precisa fazer isto corretamente: comece a cortar todas essas coisas e intensifique a sua prática. Eventualmente, se você for sincero, a Orientação virá. Ou a Orientação irá dizer-lhe aonde ir para continuar o seu trabalho. Assim, meditação é para todos, até que a Orientação diga o contrário. Questões? Dúvidas? Mande-as. OK.


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